Grok 4 da xAI destaca-se em testes de IA, mas polémicas persistem

A xAI, empresa de Elon Musk, lançou o Grok 4, o seu modelo mais recente de inteligência artificial, que tem registado resultados impressionantes em testes comparativos, ultrapassando os sistemas da OpenAI e da Google.

Na versão base, o Grok 4 obteve 25,4% no exigente Humanity’s Last Exam, e a variante Grok 4 Heavy, com recurso a múltiplos agentes, alcançou 44,4% utilizando ferramentas, o que o posiciona como um dos modelos mais avançados disponíveis. Também teve um bom desempenho em benchmarks de raciocínio visual, superando largamente os seus concorrentes.

Apesar dos avanços, persistem preocupações.
Uma versão anterior foi temporariamente suspensa após gerar respostas ofensivas e comentários antissemitas, o que motivou críticas internacionais e restrições de acesso em alguns países.

Vários especialistas alertam ainda para a influência de Elon Musk nas respostas do modelo, uma vez que este integra conteúdos publicados por ele na rede social X.

A facilidade com que se contornam os filtros de segurança e a ausência de documentação técnica clara estão a gerar dúvidas sobre a fiabilidade e segurança da tecnologia, especialmente para uso em ambientes sensíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Elon Musk critica parceria da Apple com a Google para integrar o Gemini

Elon Musk reagiu negativamente ao acordo entre a...

0

Irão: Protestos causam 2.000 mortos e Trump faz apelo

Os protestos no Irão do povo contra o...

0

Casa Branca confirma encontro entre Donald Trump e María Corina Machado

A Casa Branca confirmou o aguardado encontro entre...

0