Musk atribui aos EUA decisão sobre restrições à Starlink militar na Ucrânia

Elon Musk afirmou que eventuais limitações à velocidade da internet por satélite utilizada pelas forças ucranianas são determinadas pelas autoridades militares norte-americanas e, em última instância, pelo presidente Donald Trump.

O empresário esclareceu que o sistema Starshield, destinado a operações militares, está sob controlo do Governo dos Estados Unidos, distinguindo-o da rede civil Starlink. As declarações surgiram depois de Kiev denunciar dificuldades nas comunicações utilizadas em operações com drones.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, pediu a reposição do serviço, admitindo a possibilidade de uma falha técnica. As restrições ocorreram num período de pressão de Washington para travar ataques ucranianos contra instalações petrolíferas russas, embora não esteja demonstrada uma ligação entre os dois acontecimentos.

Entretanto, o antigo ministro da Defesa ucraniano Mykhailo Fedorov anunciou que o serviço estava a ser restabelecido para equipamentos em movimento até 160 quilómetros por hora, permitindo retomar operações com drones. O responsável agradeceu a colaboração de Musk.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

EUA: Trump pondera usar a “Mãe de Todas as Bombas” no Irão

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA),...

0

Ucrânia: Zelenskyy procura reforçar apoio europeu perante incerteza dos EUA

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, participou esta...

0

NATO menciona a Zelensky importância de cessar-fogo energético com Rússia

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, conversou com...

0