Trump Accounts: uma ideia que Portugal deveria considerar?

Os Estados Unidos lançaram as Trump Accounts, um programa que atribui 1.000 dólares a cada criança elegível para serem investidos desde o nascimento. O objetivo é simples: criar património cedo e aproveitar o efeito dos juros compostos ao longo dos anos.

O dinheiro é aplicado em fundos indexados ao mercado e fica disponível na idade adulta para fins como educação, compra de casa ou criação de um negócio. As famílias podem ainda reforçar a conta com contribuições adicionais.

A preocupação não é exclusiva dos EUA. A Alemanha também está a avançar com medidas para incentivar a poupança e o investimento dos mais jovens, numa resposta ao envelhecimento da população e à pressão crescente sobre os sistemas de pensões.

Portugal enfrenta desafios semelhantes. Com baixa natalidade, população envelhecida e dúvidas sobre a sustentabilidade futura das pensões, uma solução inspirada neste modelo — uma eventual “Conta Futuro” — poderia ajudar a criar hábitos de poupança e uma base financeira para as novas gerações.

Embora implique custos e levante questões sobre financiamento, a iniciativa mostra como vários países começam a procurar novas formas de preparar os jovens para um futuro económico mais exigente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal: Construção recupera da crise e ultrapassa 43 mil milhões de euros em negócios, mas perde peso na economia

O sector da construção em Portugal recuperou significativamente...

0

Portugal e Angola reiteram reforço das relações bilaterais

Portugal e Angola reiteraram o compromisso de reforçar...

0

Portugal: BEI disponibiliza 300 milhões de euros para reforçar oferta de habitação acessível

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai disponibilizar...

0