Trump coloca na mesa possibilidade de expulsar Elon Musk dos EUA

O Presidente Donald Trump anunciou esta terça-feira que irá “dar uma vista de olhos” à possibilidade de deportar Elon Musk, cidadão naturalizado norte‑americano de origem sul‑africana, após críticas ferozes que este dirigiu ao ambicioso pacote orçamental apelidado de “Big Beautiful Bill”.

Trump, numa troca acalorada nas redes sociais, afirmou que Musk está “muito descontente” por o projeto pôr fim a subsídios a veículos elétricos e que, sem apoio do governo, “teria de fechar portas e regressar à África do Sul”.

O ex‑aliado de Trump, que chegou a liderar o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), criado pela própria administração, tinha condenado o aumento do défice e ameaçado criar um novo partido, o “America Party”, se o projeto avançasse. Musk respondeu às declarações, dizendo que “é muito tentador responder, mas conter-se-á por agora”.

Em paralelo, Trump declarou que poderá cortar contratos e subsídios federais atribuídos às empresas de Musk, como Tesla e SpaceX, no que descreveu como uma medida para poupar “uma fortuna” ao país. As ações da Tesla caíram cerca de 5,5 % em reação ao risco de perda de apoio governamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Trump visita a China: EUA e China procuram estabilizar relações mas resultados deverão ser limitados

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encontra-se...

0

EUA: Trump diz que Jinping prometeu não enviar equipamento militar para o Irão

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA),...

0

Estudo associa consumo moderado de café a menor risco de demência

Um novo estudo de longo prazo realizado nos...

0