A União Europeia e os Estados Unidos estão a caminho de um entendimento político provisório para evitar a imposição de novas tarifas comerciais por parte de Washington. O prazo para chegar a um acordo termina a 9 de julho, data a partir da qual o presidente Donald Trump ameaça aplicar taxas alfandegárias de 50% sobre os produtos europeus.
Segundo fontes diplomáticas, o acordo em discussão não será abrangente, mas sim um quadro geral que permita futuras negociações detalhadas por setor.
O modelo seguiria exemplos anteriores dos EUA com o Reino Unido e a China, servindo sobretudo para ganhar tempo e evitar uma escalada comercial imediata.
A proposta de manter uma tarifa-base de 10% sobre produtos da UE divide os Estados-membros: Alemanha e Itália mostram-se favoráveis, enquanto a França e a Irlanda exigem reciprocidade total.
O presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu que qualquer acordo “deve ser simétrico” em termos tarifários.
Bruxelas prepara-se também para responder em caso de rutura: uma nova lista de produtos americanos sujeitos a retaliação, avaliada em 95 mil milhões de euros, está a ser finalizada. Enquanto isso, o comissário europeu do Comércio, Maros Sefcovic, viaja esta semana para Washington numa tentativa final de fechar um compromisso político.