UE responde às tarifas dos EUA com novas medidas de retaliação

A União Europeia (UE) anunciou um pacote de contramedidas às tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre as importações de aço e alumínio.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou as taxas norte-americanas “injustificadas e prejudiciais” e revelou que Bruxelas irá aplicar tarifas adicionais sobre produtos dos EUA, incluindo bourbon, embarcações e motas Harley-Davidson.

A decisão surge um mês depois de Washington ter implementado uma tarifa de 25% sobre o aço e o alumínio provenientes da UE, afetando exportações no valor de 26 mil milhões de euros. Bruxelas já havia alertado que não hesitaria em retaliar caso as novas taxas avançassem.

A resposta da UE será implementada gradualmente.
A partir de 1 de abril, serão reativadas tarifas anteriormente suspensas, incidindo sobre produtos norte-americanos no valor de 8 mil milhões de euros.
Em meados de abril, novas taxas abrangerão exportações dos EUA avaliadas em 18 mil milhões de euros, igualando os 26 mil milhões impostos por Washington.

Antes da aplicação definitiva, decorrerá até 26 de março uma consulta pública com representantes da indústria e do comércio. O regulamento final entrará em vigor após aprovação dos Estados-membros da UE.

Apesar da resposta firme, Von der Leyen reforçou que a UE continua disponível para uma solução negociada, sublinhando que não há interesse em “sobrecarregar as economias com tarifas adicionais”.

O comissário europeu para o Comércio, Maros Sefcovic, foi designado para retomar negociações com Washington.

A disputa sobre as tarifas de aço e alumínio remonta a 2018, quando os EUA impuseram as primeiras restrições às exportações europeias. Embora algumas tenham sido posteriormente suspensas, a decisão recente da administração norte-americana reacendeu as tensões, levando a UE a agir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Líder da União Africana defende sanções contra promotores de conflitos

Angola: Líder da União Africana defende sanções contra promotores de conflitos

O Presidente da União Africana (UA), João Lourenço, defendeu a aplicação de sanções severas contra aqueles que fomentam tensões e…
Guiné-Bissau: APU-PDGB reage sobre o navio com cocaína e militares guineenses a bordo

Guiné-Bissau: APU-PDGB reage sobre o navio com cocaína e militares guineenses a bordo

A Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), quer que seja esclarecida a situação do navio apreendido…
UE renova sanções à Rússia após Hungria retirar veto

UE renova sanções à Rússia após Hungria retirar veto

A União Europeia conseguiu, esta sexta-feira, renovar as sanções contra mais de 2.400 indivíduos e entidades russas, após dias de…
Ministro da Economia aplaude escolha de Portugal para produzir novo carro elétrico da Volkswagen

Ministro da Economia aplaude escolha de Portugal para produzir novo carro elétrico da Volkswagen

A Volkswagen Autoeuropa foi a fábrica escolhida para produzir o novo carro elétrico da Volkswagen, o modelo ID.EVERY1, um investimento…