Assinatura do acordo Mercosul adiada para janeiro por pressão da Itália

A assinatura do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul foi adiada para janeiro, após a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, ter pedido mais tempo para garantir proteções aos agricultores italianos. Inicialmente prevista para 20 de dezembro, a cerimónia foi suspensa, sem nova data definida.

A decisão italiana foi determinante, já que França, Polónia e Hungria também manifestaram reservas, enquanto Áustria e Bélgica indicaram intenção de se abster.
O acordo criaria uma zona de comércio livre com Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, mas gera preocupações sobre concorrência para o setor agrícola europeu.

Após conversas com Meloni, o presidente brasileiro Lula da Silva comprometeu-se a informar o Mercosul, esperando um desfecho positivo nos próximos 10 a 30 dias.

A Comissão Europeia afirmou que continuará as negociações para assegurar que todos os Estados-membros e os países do Mercosul estejam de acordo antes da assinatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Nicarágua: Satélites revelam dois reservatórios de magma sob vulcão perto de dois milhões de pessoas

Cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados...

0

Acordo entre Rússia e Ucrânia permite reencontro de famílias

Foram muitas as famílias russas e ucranianas que...

0

Cuba regista o envelhecimento populacional mais elevado da América Latina

Cuba terminou 2025 com cerca de 9,43 milhões...

0