Um total de 294.401 turistas chegarão ao Chile a bordo de navios de cruzeiro, apesar dos altos custos de navegação e da sensação de insegurança que os viajantes poderão sentir.
O número positivo foi fornecido pela Subsecretaria de Turismo, cuja responsável, Verónica Pardo, valorizou assim a contribuição desta indústria para a economia chilena. “Os cruzeiros representam um impulso fundamental para o turismo no Chile, servindo como porta de entrada para os visitantes que descobriram a beleza e a diversidade do nosso país”.
Os destinos mais solicitados pelos navios de cruzeiro são Valparaíso, Puerto Montt, Iquique e Punta Arenas. Cada passageiro que desembarca consome em média até 100 dólares em bens e serviços.
Este número de passageiros é o segundo melhor registado no setor, depois de 298.713 passageiros terem chegado aos portos chilenos na temporada 2015-2016.
Olhando para o futuro, os operadores veem com cautela os custos de navegação dos navios de cruzeiro, bem como os índices de insegurança apresentados por portos emblemáticos como Valparaíso.