Com o último debate televisivo, os oito candidatos que disputam a presidência do Chile entraram em contagem decrescente para as eleições, do próximo domingo, 16 de novembro, com os olhos voltados para o voto jovem e dos eleitores indecisos.
Na noite de segunda-feira, 10 de novembro, Franco Parisi, Jeanette Jara, Marco Enríquez-Ominami, Johannes Kaiser, José Antonio Kast, Eduardo Artés, Evelyn Mattei e Harold Mayne-Nichols debateram cerca de três horas nas instalações da Rede Nacional de Televisão do Chile (Televisora Nacional de Chile), numa transmissão conjunta para todos os canais abertos do país.
Vários foram os temas debatidos, segurança e crescimento económico foram os principais. Questões sensíveis como os direitos humanos também tiveram um papel significativo no debate.
A saída da candidata do partido governista, Jeanette Jara, foi particularmente notada, esta instou o governo Boric a tomar medidas imediatas relativamente aos problemas que afetam os cidadãos comuns.
A campanha eleitoral, tanto para candidatos à presidência quanto para o parlamento, termina nesta quinta-feira. A Associação Chilena de Televisão organizará um debate semelhante, no dia 9 de dezembro, com os candidatos que passarem para a segunda volta.