Colômbia: Ministra da Justiça portuguesa defendeu cooperação judiciária internacional

A ministra da Justiça de Portugal, Rita Júdice, foi uma das participantes no evento “Medellín, Capital Mundial da Cooperação Jurídica Internacional”, no âmbito do XX Aniversário da Rede Ibero-Americana de Cooperação Jurídica Internacional – IberRed, que se realizou nos dias 18 e 19 de novembro, em Medellín, na Colômbia.

Durante o evento, a ministra defendeu que “apenas uma cooperação judiciária internacional rápida, assente na confiança recíproca, permite garantir que os criminosos não escapam à justiça, independentemente do local onde se encontrem”.

As declarações que aconteceram em virtude das discussões sobre temas como a atuação das redes de crime organizado transnacional, o tráfico de drogas e de pessoas, a corrupção, o terrorismo e a cibercriminalidade, tratados na Colômbia, diante de governantes portugueses.

Rita Júdice celebrou o facto de que Portugal tem celebrado acordos de extradição com vários países ibero-americanos. Referiu, entretanto, a atualização dos acordos bilaterais e multilaterais de cooperação judiciária, para a simplificação de procedimentos e introdução de novas tecnologias, o que, segundo esta ministra, vai “facilitar a troca de informações e a realização de diligências”.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Argentina: Milei propõe reforçar por lei a reivindicação argentina sobre as Malvinas

O Presidente argentino, Javier Milei, enviou ao Congresso...

0

EUA aplicam novas sanções a empresas e militares de Cuba

Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra oito...

0

Venezuela: “Nenhum obstáculo irá impedir a nossa missão”, garante o bispo de La Guaira

Dois meses depois do terramoto ter deixado a...

0