México: Renovação do poder judicial numa votação sem precedentes

No próximo domingo, 1 de junho, México testemunhará um facto inédito nos anais do poder judiciário mundial, por meio do voto popular, será renovado todo o sistema jurídicial daquele país, desde os tribunais de família até aos juízes.

“O sistema judicial era um foco de corrupção, onde criminosos eram soltos e havia favoritismos. Para além disso, durante o mandato do Presidente (Andrés Manuel) López Obrador, todas as leis aprovadas pelo poder executivo e legislativo foram anuladas pelo sistema judicial”, comentou a Presidente Claúdia Shienbaum.

Embora alguns juízes sejam eleitos por voto popular em países como os Estados Unidos e a Europa, nunca se viu um “novo começo” para o sistema judicial em nenhum outro lugar do mundo.

Enquanto a presidente Shienbaum e o seu partido Morena pedem aos cidadãos que apoiem massivamente esse processo, setores críticos da iniciativa de López Obrador a descrevem como uma tomada de todos os poderes pela classe dominante.

Em Ciudad Juárez, centro do tráfico de drogas, Sílvia Delgado, advogada do notório criminoso Joaquín “El Chapo” Guzmán, concorre à justiça. Teme-se de que a capital do mundo do crime tenha financiado advogados próximos a cartéis de drogas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Conselheiro Fernando Topa destaca papel do CCP na resposta aos novos desafios das comunidades e apela ao apoio contínuo à Venezuela

O conselheiro das Comunidades Portuguesas eleito pela Venezuela,...

0

Inês Guerra liderou nova viagem para aproximar a comunidade luso-uruguaia das suas raízes

Imagem: Grupo conheceu diversos lugares em Portugal. Fotos:...

0

Mercosul formaliza acordo para modernizar o transporte de mercadorias entre Brasil e Paraguai

Brasil e Paraguai assinaram um protocolo bilateral que...

0