Venezuela mantém 667 pessoas presas por questões políticas

A Justiça, Encontro e Perdão (JEP), uma organização não-governamental (ONG), divulgou nesta terça-feira, 28 de abril, que 667 pessoas continuam presas por motivos políticos, incluindo 28 cidadãos estrangeiros, cinco deles portugueses.

“Até à data, a nossa organização regista 667 presos políticos na Venezuela, um grupo diversificado que inclui desde membros da sociedade civil e líderes políticos até menores de idade [adolescentes], referiu através de um comunicado divulgado nas redes sociais.

No texto foi ainda mencionado que foram identificados 29 venezuelanos com dupla nacionalidade.

A JEP acrescentou que, para além das estatísticas, esta realidade esconde uma profunda crise humanitária, evidenciada pela situação de 45 pessoas com doenças graves e 23 idosos cuja integridade física se encontra em risco.

“Apelamos ao Estado venezuelano a ativar os mecanismos previstos no Código Processual Penal Orgânico (COPP), que prevê, no seu artigo 491.º a concessão de medidas humanitárias a quem sofre de doenças crónicas ou terminais, partindo do princípio de que a saúde é um direito inviolável”, pode também ler-se no comunicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Evento no Espírito Santo apresentou oportunidades de negócios no Paraguai

Um evento realizado no Highline Tribeca, no Espírito...

0

Venezuela: Presidente do Parlamento apela ao regresso dos emigrantes

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge...

0

CPLP e América Latina reforçam cooperação em encontro dedicado ao investimento e desenvolvimento sustentável

A sede da Comunidade dos Países de Língua...

0