António Guterres lança mensagem de esperança para 2026 e alerta sobre gastos militares recorde

Ao iniciar o novo ano, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou que o mundo se encontra numa encruzilhada, mas que é possível salvar o planeta e garantir um futuro de paz e justiça com coragem coletiva e vontade política.

Na sua mensagem de Ano Novo, Guterres sublinhou que, apesar das crises em várias regiões do mundo – incluindo divisões políticas, crise climática e violações do direito internacional – existem recursos suficientes para salvar vidas e curar o planeta. No entanto, o secretário-geral alertou para os gastos militares globais, que atingiram US$ 2,7 trilhões em 2025, quase 10% acima do ano anterior, uma quantia 13 vezes superior a toda a ajuda ao desenvolvimento mundial.

O líder das Nações Unidas recordou que 2025 registou o maior número de conflitos desde a Segunda Guerra Mundial, representando um retrocesso de valores e princípios que unem a humanidade. Apesar deste cenário, Guterres lançou uma mensagem de esperança, pedindo aos líderes internacionais que coloquem as pessoas e o planeta acima da dor e da destruição.

Para 2026, António Guterres defende que a paz deve prevalecer e apela à ação conjunta e solidária em prol da justiça, da humanidade e da sustentabilidade do planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Líbano: Fundação AIS condena destruição de estátua de Jesus Cristo por soldado de Israel

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre tomou...

0

Alemanha: Criminalidade cai, mas violência sexual aumenta

A Alemanha registou uma diminuição geral da criminalidade...

0

União Europeia mobiliza 235 milhões de euros para ajuda humanitária na África Ocidental e Central

A Comissão Europeia anunciou um pacote de 235...

0