Os talibãs do Afeganistão vão participar, pela primeira vez, numa conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima desde que tomaram o controlo do país em agosto de 2021.
A conferência, conhecida como COP29, começou nesta segunda-feira, 11 de novembro, no Azerbaijão, e vai terminar no dia 22 do mesmo mês.
Trata-se de um dos mais importantes eventos multilaterais a incluir os talibãs, que não têm reconhecimento externo como os legítimos governantes do Afeganistão.
Segundo as informações divulgadas por especialistas do clima à “Associated Press”, as alterações climáticas causaram inúmeros impactos negativos no Afeganistão, como temperaturas mais elevadas e consequentemente secas, o que causou sérios desafios devido à localização geográfica do país e às políticas climáticas fracas.
A agência de ajuda internacional Save the Children publicou em agosto um relatório onde referia que o Afeganistão é o sexto país mais vulnerável aos impactos das alterações climáticas e que 25 das suas 34 províncias enfrentam condições de seca graves ou catastróficas, afetando mais de metade da população.