China aceita transferir propriedade do TikTok para os EUA

Os Estados Unidos e a China chegaram a um princípio de acordo para que a filial norte-americana do TikTok passe a ser controlada por investidores dos EUA, anunciou esta segunda-feira a autoridade comercial norte-americana.

A medida surge após anos de tensões, desde que Donald Trump, em 2020, ordenou à ByteDance — empresa-mãe da aplicação — que alienasse o TikTok ou enfrentasse a sua proibição em território norte-americano.

Segundo Jamieson Greer, representante comercial dos EUA, já existe uma estrutura definida para a transferência de propriedade. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, que liderou a delegação norte-americana nas negociações em Madrid, confirmou que os termos comerciais estão acordados, embora tenha recusado avançar pormenores.

Do lado chinês, o vice-primeiro-ministro He Lifeng representou Pequim. O acordo deverá ser concluído após uma conversa entre Donald Trump e o presidente Xi Jinping, agendada para sexta-feira, ficando dependente da aprovação dos dois líderes.

A pressão sobre a ByteDance intensificou-se em 2024, quando Joe Biden aprovou uma lei que obrigava a empresa a vender o TikTok a compradores aprovados nos EUA, sob pena de a aplicação ser banida. O prazo legal foi entretanto prorrogado várias vezes por Trump.

Com este entendimento, a plataforma poderá manter-se em funcionamento nos EUA, afastando, para já, o risco de bloqueio por motivos de segurança nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

EUA: Trump anuncia redução de tarifas sobre produtos chineses após reunião com Xi Jinping

Os Estados Unidos vão reduzir as tarifas sobre...

0

Assembleia-Geral da ONU volta a exigir o fim do embargo dos EUA contra Cuba

Pelo 33.º ano consecutivo, a Assembleia-Geral das Nações...

0

Character.AI proíbe menores de 18 anos após morte de adolescente

A plataforma Character.AI anunciou que vai impedir o...

0