A China garantiu ao Irão apoio à sua soberania, numa conversa telefónica entre o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Seyed Abbas Araghchi, e o chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi.
Pequim afirmou que os ataques norte-americanos e israelitas “violam o direito internacional e ultrapassam as linhas vermelhas do Irão”, defendendo que Teerão não tem “outra opção” senão defender-se.
A diplomacia chinesa apelou a Washington e Tel Aviv para que cessem imediatamente as operações militares, evitem maior escalada e previnam que o Médio Oriente mergulhe num conflito mais amplo.
A China reafirmou que apoia a proteção dos direitos e interesses legítimos do Irão e pretende desempenhar um papel positivo na contenção das tensões regionais.