China: Investimento estrangeiro recua, mas aposta na alta tecnologia acelera

O investimento estrangeiro utilizado pela China caiu 6,2% nos primeiros sete meses do ano, para 438,33 mil milhões de yuans (cerca de 55,3 mil milhões de euros). Em sentido contrário, o capital destinado aos setores de alta tecnologia aumentou 32,7%, para 182,31 mil milhões de yuans (cerca de 23 mil milhões de euros).

Os investimentos tecnológicos já representam 41,6% do total, com destaque para os serviços de investigação e desenvolvimento e design, a transformação de resultados científicos e tecnológicos e o fabrico de equipamentos eletrónicos e de telecomunicações.

Estas áreas registaram crescimentos de 72,1%, 62,2% e 39,9%, respetivamente, reforçando a aposta chinesa em atividades de maior valor acrescentado. A tendência esteve em destaque na 26.ª Feira Internacional de Investimento e Comércio da China, em Xiamen.

Os dados apontam para uma mudança no perfil do investimento estrangeiro, apesar da redução global. Pequim tem também adotado medidas para facilitar o acesso ao mercado e melhorar as condições para investidores internacionais, enquanto as empresas avaliam cada vez mais a capacidade tecnológica e industrial do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Eslovénia: Domínio dispara após adoção do termo “super inteligência” nos EUA

Os registos de endereços de Internet com a...

0

Turquia: COP31 coloca eletrificação e financiamento climático no centro do debate

A Turquia prepara-se para receber, a partir de...

0

OpenAI prepara marca de água para identificar textos gerados por IA na União Europeia

A OpenAI vai introduzir uma marca de água...

0