A China apresentou o programa nacional “AI+ Education”, que prevê a integração da inteligência artificial em todos os níveis do sistema educativo, desde o ensino básico até à formação ao longo da vida.
A iniciativa, promovida pelo Ministério da Educação e outros organismos governamentais, enquadra-se na estratégia de longo prazo do país para 2035 e pretende reforçar a preparação da força de trabalho para a economia digital.
O plano estabelece a criação de competências em IA de forma progressiva: escolas deverão introduzir conteúdos básicos, universidades vão desenvolver cursos especializados e o ensino profissional será orientado para a adaptação tecnológica do mercado de trabalho.
O governo chinês pretende também reforçar a formação de professores e criar uma infraestrutura nacional unificada de dados e computação para suportar o ensino digital.
Segundo as autoridades, o objetivo é transformar a literacia em IA num elemento central da competitividade económica e científica do país.