China lança plano “AI+ Educação” para integrar inteligência artificial em todo o ensino

A China apresentou o programa nacional “AI+ Education”, que prevê a integração da inteligência artificial em todos os níveis do sistema educativo, desde o ensino básico até à formação ao longo da vida.

A iniciativa, promovida pelo Ministério da Educação e outros organismos governamentais, enquadra-se na estratégia de longo prazo do país para 2035 e pretende reforçar a preparação da força de trabalho para a economia digital.

O plano estabelece a criação de competências em IA de forma progressiva: escolas deverão introduzir conteúdos básicos, universidades vão desenvolver cursos especializados e o ensino profissional será orientado para a adaptação tecnológica do mercado de trabalho.

O governo chinês pretende também reforçar a formação de professores e criar uma infraestrutura nacional unificada de dados e computação para suportar o ensino digital.

Segundo as autoridades, o objetivo é transformar a literacia em IA num elemento central da competitividade económica e científica do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Inteligência artificial ajuda a acelerar redução das emissões de metano e já evitou impacto equivalente a milhões de carros

A inteligência artificial está a transformar milhões de...

0

Timor-Leste: Governo reforça preparação para a Presidência da ASEAN em 2029

O Governo de Timor-Leste realizou, em Díli, a...

0

Guterres apela a uma governação global da inteligência artificial que beneficie todos os países

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou...

0