Coreia do Norte: Kim Jong Un e Putin reforçam aliança estratégica na guerra da Ucrânia

O líder norte-coreano Kim Jong Un e o presidente russo Vladimir Putin mantiveram uma conversa telefónica na terça-feira, reafirmando o alinhamento estratégico entre Pyongyang e Moscovo no contexto da guerra na Ucrânia. Segundo a agência norte-coreana KCNA, Putin elogiou a “bravura, o heroísmo e o espírito de sacrifício” das tropas norte-coreanas que terão apoiado forças russas na região fronteiriça de Kursk.

Durante a chamada, Kim garantiu apoio total a futuras ações russas e destacou o aprofundamento dos laços em “todos os campos” no âmbito do acordo de parceria estratégica assinado entre os dois países em 2024.
Nos últimos anos, a Coreia do Norte tem fornecido soldados, munições e, em breve, trabalhadores de construção militar e desminadores para auxiliar os esforços russos.

O telefonema ocorre poucos dias antes da reunião de Putin com o presidente norte-americano Donald Trump, marcada para sexta-feira no Alasca, com o objetivo de discutir uma proposta de cessar-fogo no conflito ucraniano.

Desde a invasão da Ucrânia, Pyongyang tem priorizado Moscovo na sua política externa, rejeitando as iniciativas de Washington e Seul para retomar a diplomacia nuclear.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Vírus da gripe das aves preocupa autoridades alemãs e especialistas alertam para risco pandémico

A Alemanha enfrenta uma propagação acelerada do vírus...

0

Três empresas portuguesas distinguem-se em concurso europeu de inovação hospitalar

Três empresas portuguesas — Vitruvian Shield, Luz Eclética...

0

Brasil reforça parceria tecnológica com a Malásia e amplia presença na Ásia

O Brasil fortaleceu as relações com a Malásia...

0