O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, apelou à comunidade internacional para investir com urgência no futuro da Síria, numa mensagem em vídeo para a 9.ª Conferência de Bruxelas, organizada pela União Europeia.
Guterres alertou para o momento decisivo que a Síria atravessa e sublinhou que, após 14 anos de conflito, o país perdeu cerca de 800 mil milhões de dólares no PIB.
A destruição de infraestruturas agravou a crise humanitária, afetando milhões de sírios que necessitam de ajuda urgente para alimentação, habitação e sustento.
Entre eles estão refugiados em países vizinhos e milhares de retornados desde dezembro.
O Secretário-Geral advertiu que o financiamento humanitário continua insuficiente e defendeu a necessidade de expandir o apoio, reconsiderar cortes e investir na recuperação do país, incluindo a revisão de sanções. Destacou ainda a importância de garantir uma transição política ordenada e inclusiva.
Reafirmando que o futuro da Síria cabe aos seus cidadãos, Guterres assegurou que a ONU continuará a apoiar a construção de um país baseado na reconciliação, justiça e prosperidade.
Concluiu apelando à cooperação global para ajudar a Síria a alcançar um futuro pacífico e próspero.