Japão: Sismo de magnitude 5,5 atinge ilha remota no sudoeste do país

Um sismo de magnitude 5,5 abalou esta quinta-feira, 3 de julho, a ilha de Akuseki, situada no arquipélago de Tokara, no sudoeste do Japão. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) divulgou as informações preliminares sobre o evento, que ocorreu a uma profundidade de 20 quilómetros.

A ilha, que tem apenas 89 habitantes, sentiu o tremor com uma intensidade classificada como “6 menor” na escala japonesa, que varia de 1 a 7. Segundo a Agência Meteorológica do Japão, este nível de intensidade dificulta que as pessoas se mantenham em pé durante o abalo.

Os moradores relataram tremores fortes, mas até ao momento não foram registados danos significativos ou vítimas.

O epicentro do sismo localizou-se próximo do arquipélago de Tokara, na província de Kagoshima, a cerca de 1.200 quilómetros da capital Tóquio. As autoridades locais descartaram o risco de tsunami após o abalo.

A região tem vindo a registar uma atividade sísmica intensa nas últimas semanas. Entre 21 de junho e 3 de julho, foram detetados mais de mil tremores com intensidade igual ou superior a 1 na escala japonesa ao redor do arquipélago, segundo a Agência Meteorológica do Japão, evidenciando a instabilidade geológica da área.

As autoridades continuam a monitorizar a situação para garantir a segurança da população local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Trump visita a China: EUA e China procuram estabilizar relações mas resultados deverão ser limitados

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encontra-se...

0

Timor-Leste participa pela primeira vez no Fórum ASEAN-Austrália como membro pleno

Timor-Leste participou pela primeira vez como membro pleno...

0

EUA: Trump diz que Jinping prometeu não enviar equipamento militar para o Irão

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA),...

0