Mercados em queda com escalada da guerra comercial entre EUA e China

As bolsas asiáticas refletem o agravamento das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China, após a imposição de tarifas recíprocas. O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a defender as medidas protecionistas, insistindo que o objetivo é eliminar o défice comercial com Pequim e Bruxelas, rejeitando, contudo, qualquer intenção de provocar instabilidade nos mercados.

A resposta chinesa surgiu na sexta-feira com uma tarifa de 34% sobre todos os produtos importados dos EUA, agravando a disputa. Em entrevista a bordo do Air Force One, Trump disse que está disposto a negociar, mas exige contrapartidas significativas.
A China, por sua vez, já deixou claro que só voltará à mesa de negociações num cenário de diálogo sobre tarifas.

A turbulência afetou fortemente os mercados: o índice Hang Seng de Hong Kong caiu quase 10% na abertura, o Nikkei 225 do Japão recuou 6% e acionou mecanismos automáticos de contenção, e outros índices asiáticos, como o Kospi e o ASX 200, também registaram perdas acima dos 4%.
Os futuros norte-americanos também recuaram, com o S&P 500 a cair 3,5% e o Nasdaq 4,5%, apontando para uma abertura em queda acentuada em Wall Street.

Na Europa, os principais índices já registavam perdas na semana passada, com o Euro Stoxx 600, o DAX e o CAC 40 a recuar entre 6,9% e 7,4%.
Vários analistas da matéria preveem novas quedas caso não surjam sinais de abrandamento na retórica protecionista dos EUA.

Com o aumento da incerteza, os investidores procuraram ativos de refúgio, levando à valorização do euro, iene japonês e franco suíço.

As obrigações do Tesouro dos EUA e da Alemanha também subiram, com os respetivos rendimentos a cair para mínimos de vários meses. Já o ouro, apesar de ter recuado após atingir um máximo histórico, continua a ser visto como um dos ativos mais seguros nesta conjuntura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

China envia missão Shenzhou-23 para a estação Tiangong

A China lançou a missão espacial Shenzhou-23 com...

0

Timor-Leste: Ramos-Horta e embaixador do Canadá reforçam cooperação económica e bilateral

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta,...

0

Paquistão: “Lembro-me das lágrimas das pessoas”, diz jovem cristã ao recordar os ataques em Jaranwala

Firdous Parvaiz, jovem paquistanesa a viver em Lisboa,...

0