Os sinais de rádio e a atividade de radar detetados numa base de mísseis da Coreia do Norte levantaram suspeitas de que o país esteja a preparar um novo teste de mísseis, de acordo com os meios de comunicação de Seul e Tóquio.
Desde 15 de setembro, que a Coreia do Norte não realiza novos testes de mísseis, trazendo a esperança de que as sanções impostas tenham provocado impacto.
No entanto, a agência de notícias sul-coreana Yonhap citou uma fonte do governo que afirma que um radar de rastreamento de mísseis foi ligado numa base não especificada na segunda-feira, e houve um aumento de tráfego de telecomunicações, o que pode ser interpretado como preparativo pra um novo lançamento de míssil balístico.
Também a agência de notícias Kyodo citou fontes dizendo que o governo japonês estava em alerta depois de detetar sinais de rádio sugerindo que a Coreia do Norte poderia estar a preparar-se para um lançamento de mísseis.
“A Coreia do Norte pode lançar um míssil nos próximos dias”, disse uma das fontes.
No entanto, as fontes japonesas também referiram que, como as imagens de satélite não mostraram nenhum míssil ou plataforma de lançamento móvel, os sinais podem estar relacionados com o treino de inverno para os militares da Coreia do Norte.