A Secretária de Estado da Igualdade de Timor-Leste, Elvina Sousa Carvalho, participou na 69.ª Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW), na sede da ONU, em Nova Iorque.
Durante o Diálogo Interativo de Alto Nível sobre Pequim+30, abordou os avanços e desafios do país na promoção da igualdade de género e empoderamento feminino.
A governante destacou cinco áreas prioritárias: empoderamento económico das mulheres, combate à violência de género, participação feminina na liderança, envolvimento da juventude e implementação de orçamentos responsivos ao género.
Sublinhou ainda a importância da eliminação de barreiras ao acesso ao mercado de trabalho, ao crédito e à proteção social, bem como o incentivo à presença feminina em setores técnicos e científicos.
Elvina Sousa Carvalho realçou também as medidas adotadas por Timor-Leste, como a implementação de quotas eleitorais, que têm impulsionado a representação feminina no Parlamento Nacional.
Ademais, defendeu a necessidade de continuar a investir na capacitação política das mulheres e na educação cívica da população para garantir uma participação equitativa.
A diretora-executiva da ONU Mulheres, Sima Bahous, reconheceu os avanços desde Pequim+30, mas alertou para desafios persistentes que dificultam a plena participação das mulheres na sociedade.
A CSW, principal órgão intergovernamental global para a igualdade de género, reúne representantes de Estados-Membros, entidades da ONU e organizações da sociedade civil.
A delegação de Timor-Leste na CSW incluiu a vice-ministra da Solidariedade Social e Inclusão, Céu Brites, a presidente da Comissão F do Parlamento Nacional, Maria Goru-Mali Barreto, o embaixador junto da ONU, Dionísio Babo Soares, e técnicos do Gabinete da Secretária de Estado da Igualdade.