Dietas vegetarianas e veganas podem ser saudáveis para crianças, mas com cuidados

Dietas vegetarianas e veganas podem ser seguras e até trazer benefícios para a saúde de crianças, como melhor saúde cardiovascular, segundo uma revisão publicada na Critical Reviews in Food Science and Nutrition. No entanto, os investigadores alertam que é essencial recorrer a suplementos ou alimentos fortificados para evitar carências nutricionais.

O estudo analisou quase 49 mil crianças e adolescentes em 18 países, comparando vegetarianos, veganos e omnívoros. Crianças vegetarianas consumiam mais fibra, ferro, folato, vitamina C e magnésio, mas menos energia, proteína, vitamina B12, vitamina D, cálcio e zinco. Os veganos apresentavam padrões semelhantes, com ingestão particularmente baixa de cálcio.

Segundo os autores, a vitamina B12 só atinge níveis adequados com suplementação ou alimentos fortificados, e o consumo de cálcio, iodo e zinco muitas vezes fica no limite inferior do recomendado.

Crianças vegetarianas e veganas tendem a ser mais magras, ligeiramente mais baixas e apresentam colesterol LDL mais baixo, indicador de menor risco cardiovascular.
Os investigadores sublinham, porém, que outros fatores, como estatuto socioeconómico e estilo de vida, também podem influenciar os resultados.

Os especialistas recomendam que os pais planeiem cuidadosamente as dietas à base de plantas, com acompanhamento de pediatras ou nutricionistas, e pedem orientações oficiais mais claras para apoiar famílias que optam por estas dietas por motivos de saúde, éticos ou ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Economistas defendem novos indicadores para medir bem-estar e sustentabilidade além do PIB

Especialistas em economia de todo o mundo reuniram-se...

0

Maria Luís Albuquerque apela ao reforço das pensões complementares

A comissária europeia Maria Luís Albuquerque defendeu que...

0

Secretário-geral da NATO diz que Trump “está a fazer o que é correto”

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, tem sido...

0