Europa lidera mobilidade global no ranking dos passaportes, mas Singapura mantém o topo

A Europa voltou a dominar o Henley Passport Index, com 30 países no top 10, confirmando a forte mobilidade internacional dos seus cidadãos. Ainda assim, Singapura conservou o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo, permitindo entrada sem visto prévio em 192 destinos.

Em segundo lugar surgem Japão e Coreia do Sul, com acesso a 188 países. O terceiro posto é partilhado por cinco países europeus — Dinamarca, Luxemburgo, Espanha, Suécia e Suíça — com 186 destinos. Logo a seguir, um vasto grupo europeu, incluindo Alemanha, França, Itália, Países Baixos e Irlanda, garante acesso a 185 países. Portugal integra o top cinco, ao lado da Hungria, Eslováquia, Eslovénia e Emirados Árabes Unidos.

Apesar do desempenho global positivo, persistem desigualdades dentro da Europa. Bielorrússia e Kosovo continuam abaixo da média mundial, embora o Kosovo tenha registado uma subida expressiva desde 2016. Fora da Europa, destaca-se a evolução dos Emirados Árabes Unidos, que protagonizam a maior ascensão das últimas duas décadas e ultrapassam agora o Reino Unido. Os Estados Unidos mantêm-se no 10.º lugar, longe dos níveis históricos mais elevados.

Segundo a Henley & Partners, o ranking evidencia que a mobilidade internacional continua a concentrar-se nos países mais estáveis e economicamente fortes, apesar do aumento geral do acesso sem visto a nível global.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

ONU alerta: escoltas navais no Estreito de Ormuz não garantem segurança duradoura

A Organização Marítima Internacional, agência das Nações Unidas,...

0

Reino Unido junta voos e flexibiliza “slots” para poupar combustível, com críticas aos direitos dos passageiros

As companhias aéreas no Reino Unido vão poder...

0

EDP investigada em Espanha por apagão, mas nega responsabilidade

A EDP está a ser investigada pelas autoridades...

0