A Comissão Europeia está a preparar uma alteração às regras de segurança nos aeroportos que poderá pôr fim ao limite de 100 mililitros para líquidos transportados na bagagem de mão. A mudança será possível graças à introdução de novos equipamentos de rastreio capazes de detetar explosivos líquidos com maior precisão.
Embora alguns aeroportos da União Europeia, como os de Roma e Milão, já tenham instalado esta tecnologia, a Comissão impôs no verão passado uma restrição temporária ao seu uso generalizado. Desde então, tem trabalhado com a Conferência Europeia da Aviação Civil (ECAC) para encontrar uma solução técnica viável.
Em junho de 2025, uma solução foi aprovada pela ECAC, permitindo que os fabricantes submetam os seus equipamentos a testes. Após a certificação, os aparelhos poderão ser usados nos aeroportos europeus, permitindo o transporte de recipientes com mais de 100 ml. A Comissão Europeia admite que a nova tecnologia poderá entrar em funcionamento nos “próximos dias”.
Apesar do avanço, a instalação do novo sistema não será imediata nem uniforme em todos os países. A sua implementação depende da capacidade técnica e financeira de cada aeroporto. Em Itália, sete terminais já utilizam este sistema, e outros em países como Alemanha, Irlanda, Lituânia, Malta, Suécia e Países Baixos poderão segui-los em breve.
Até que o novo sistema esteja amplamente instalado, a regra dos 100 ml mantém-se válida. A sua eliminação dependerá da validação técnica dos equipamentos e da sua adoção pelos vários Estados-membros.