Alemanha: Duas das maiores botnets do mundo desativadas em operação internacional

Autoridades alemãs anunciaram a desativação das redes Aisuru e Kimwolf, consideradas duas das maiores botnets do mundo e responsáveis por ataques online de grande escala.

A operação contou com a colaboração de especialistas alemães, norte-americanos e canadenses em cibercriminalidade. Segundo as autoridades:

  • O Aisuru era composto por milhões de dispositivos comprometidos, como routers e webcams;
  • O Kimwolf envolvia principalmente caixas de TV Android;
  • Ambas as botnets lançaram ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS), alguns deles recorde, tornando redes e serviços lentos ou inoperáveis;
  • Os operadores das redes vendiam o acesso aos dispositivos comprometidos a outros cibercriminosos e extorquiam vítimas, causando perdas de dezenas de milhares de dólares.

Dois suspeitos administradores das redes foram identificados e enfrentarão agora consequências legais. A ação destaca a importância da cooperação internacional no combate ao cibercrime.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Auditoria aponta falhas no sistema europeu de defesa contra ciberataques

A União Europeia disponibilizou cerca de 1,4 mil...

0

BCE defende regras mais apertadas para stablecoins e serviços de criptoativos

O Banco Central Europeu e os bancos centrais...

0

Timor-Leste consolida cooperação policial com a China

Timor-Leste quer reforçar a cooperação policial e o...

0