Alemanha: Parlamento aprova pacote histórico para defesa e infraestruturas

O Parlamento alemão aprovou um projeto de lei que permite desbloquear um volume recorde de empréstimos para defesa e infraestruturas, alterando as regras orçamentais constitucionais.
A proposta recebeu 513 votos a favor, ultrapassando os 489 necessários, mas ainda precisa de uma maioria de dois terços no Bundestag para ser ratificada.

O plano, impulsionado pela CDU de Friedrich Merz e o SPD, visa flexibilizar o “travão da dívida” e mobilizar centenas de milhões de euros para investimentos. Inicialmente reticentes, os Verdes apoiaram a medida após garantias de que 100 mil milhões de euros serão destinados à transição climática.

A nova política marca uma mudança na austeridade fiscal da Alemanha.
O gasto militar acima de 1% do PIB ficará isento do “travão da dívida”, e será criado um fundo de 500 mil milhões de euros para projetos de infraestruturas.

O ministro da Defesa, Boris Pistorius, defendeu a medida como essencial para modernizar o exército.

A AfD e o FDP opuseram-se, tentando travar a iniciativa. Os mercados reagiram positivamente, e economistas alertam para a necessidade de reformas estruturais na burocracia, energia e mercado de trabalho para garantir o sucesso do pacote.

A CDU, SPD e Verdes necessitam do apoio de outro partido no Bundestag para garantir a ratificação da lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

União Europeia obriga a baterias substituíveis nos telemóveis a partir de 2027

A União Europeia aprovou novas regras que vão...

0

Bulgária destaca-se no turismo de bem-estar com crescimento de 15%

A Bulgária está a afirmar-se como um dos...

0

Parlamento Europeu defende aumento de 10% no orçamento de longo prazo da UE

O Parlamento Europeu propôs um reforço de 10%...

0