Alemanha propõe restringir acesso a informações públicas e enfrenta críticas

O governo alemão apresentou uma proposta para alterar a Lei de Liberdade de Informação (IFG), prevendo regras mais restritivas para o acesso a dados públicos. Entre as mudanças estão a exigência de um “interesse legítimo” para solicitar informações, a cobrança de taxas, a limitação dos pedidos a pessoas singulares e a possibilidade de restringir esse direito a cidadãos alemães e da União Europeia.

O executivo de Friedrich Merz justifica a reforma com a necessidade de reforçar a proteção de dados públicos perante o aumento das ameaças cibernéticas e de segurança. O projeto também prevê maior sigilo sobre informações relacionadas com infraestruturas críticas e a proteção da identidade de funcionários públicos.

As alterações foram criticadas por organizações da sociedade civil, jornalistas e por parte dos deputados da coligação governamental, que alertam para um enfraquecimento da transparência. Desde 2006, a lei tem sido amplamente utilizada para obter informações oficiais e revelar casos de interesse público, tornando-se uma ferramenta importante de fiscalização da administração pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Parlamento Europeu aprova novas regras para facilitar reembolsos de viagens

O Parlamento Europeu aprovou novas medidas destinadas a...

0

Kaja Kallas critica pressão dos Estados Unidos sobre a Ucrânia nas negociações de paz

A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja...

0

Brasileira Eliane Alves transforma experiências de superação em literatura e apresenta novos projetos na Suíça

Imagem: Eliane da Silva Alves, escritora. Foto: Agência...

0