O Alto Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell, informou nesta quinta-feira, 29 de agosto, que vai avançar com uma proposta de sanções a ministros israelitas.
Os visados são o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, e o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich.
As sanções irão ocorrer apesar da falta de consenso entre os 27 Estados-membros da UE.
O motivo da punição defendida por Borrell deve-se à sugestão de Ben-Gvir de construir uma sinagoga na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, e às palavras de Smotrich sobre achar justificável que dois milhões de palestinianos morram de fome.
Para o representante da UE, estas são atitudes “inaceitáveis”. No entanto, ao apresentar a sua proposta de sanções na reunião informal que os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE realizaram nesta quinta-feira em Bruxelas, o assunto gerou “opiniões para todos os gostos”.