Brasil e União Europeia assinam acordo para reforçar cooperação policial


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o comissário europeu para Assuntos Internos e Migração, Magnus Brunner, formalizaram esta quarta-feira, em Bruxelas, um acordo de cooperação entre a Polícia Federal brasileira e a Europol.

O Brasil e a União Europeia deram um passo significativo no combate ao crime organizado transnacional.

Durante a cerimónia, Lewandowski destacou que a parceria fortalece os laços entre o Brasil e a União Europeia no domínio da segurança pública, colocando a luta contra o crime organizado como uma prioridade comum.

O novo acordo define diretrizes para um intercâmbio mais eficiente de informações e a realização de investigações conjuntas sobre delitos de grande impacto, como tráfico de drogas, crimes ambientais, exploração sexual infantil e tráfico de seres humanos.
O documento assegura também o respeito pelos direitos fundamentais, com especial enfoque na proteção de dados e da privacidade dos cidadãos.

Segundo Lewandowski, a iniciativa estabelece mecanismos de supervisão que garantem a transparência e a conformidade com os princípios democráticos.

Com a assinatura deste acordo, o Brasil torna-se o terceiro país fora da União Europeia a estabelecer uma parceria com a Europol, seguindo os passos do Reino Unido e da Nova Zelândia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Governo envia peritos ao Rio de Janeiro para apoiar forças de segurança

O Governo do Brasil vai enviar vinte peritos...

0

Consórcio conquista financiamento para melhorar o ensino do turismo na Europa

Perante a diminuição do número de estudantes em...

0

França: Aumento de atos anticristãos leva grupo de senadores e pedir medidas de proteção do governo

Nos primeiros cinco meses deste ano, foram registados...

0