A Cimeira UE-Reino Unido decorreu em Londres a 19 de maio, assinalando uma nova fase nas relações bilaterais com a assinatura de diversos acordos ambiciosos que reforçarão a prosperidade, segurança e cooperação mútua. O encontro reuniu a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o Presidente do Conselho Europeu, António Costa, e o Primeiro-Ministro britânico, Keir Starmer.
Entre os acordos alcançados, destaca-se a criação de uma Parceria em Segurança e Defesa, que permitirá ao Reino Unido participar em ações conjuntas de aquisição no âmbito do novo instrumento europeu SAFE, através do qual a Comissão irá mobilizar até 150 mil milhões de euros.
Em matéria económica, os dois blocos acordaram manter o acesso recíproco às pescas até 2038 e continuar o comércio livre de tarifas para produtos siderúrgicos. Iniciaram também negociações para um acordo sanitário e fitossanitário, que reduzirá drasticamente os entraves burocráticos à exportação de produtos animais e vegetais.
No setor da energia e clima, será discutida a integração do Reino Unido no mercado elétrico europeu e a ligação entre os sistemas de comércio de emissões dos dois lados, o que poderá implicar isenções mútuas nos mecanismos de ajustamento de carbono nas fronteiras.
Num gesto de aproximação entre povos, foi anunciado o regresso do Reino Unido ao programa Erasmus+, bem como a criação de um novo esquema de mobilidade juvenil, limitado por idade e tempo de estadia, com o objetivo de reforçar os laços culturais e académicos entre as novas gerações.
A cimeira terminou com o compromisso de realizar encontros anuais ao mais alto nível e reuniões semestrais entre representantes da diplomacia e defesa para reforçar a cooperação estratégica.