Comer peixe pode retardar progressão da esclerose múltipla

Um estudo sueco publicado no Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry sugere que o consumo regular de peixe magro e gordo pode reduzir o risco de agravamento da incapacidade em pessoas com esclerose múltipla (EM).

A análise acompanhou 2.719 participantes recém-diagnosticados durante 15 anos, verificando que quem consumia mais peixe tinha até 44% menos risco de progressão da doença em comparação com os que comiam pouco ou nada.

Os investigadores destacam que, além dos ácidos gordos ómega 3 presentes no peixe gordo, a taurina – um aminoácido encontrado em peixes e mariscos – pode contribuir para os efeitos protetores, graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Apesar de observacionais, os resultados apontam para a dieta como um fator potencialmente relevante na gestão da EM, complementar às terapias existentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

EUA: Trump rejeita alertas sobre riscos da IA enquanto JD Vance admite perigos

Donald Trump rejeitou os alertas sobre os riscos...

0

UE propõe limitar acesso de menores às redes sociais e criar contas supervisionadas

A Comissão Europeia prepara novas regras para reforçar...

0

Timor-Leste aprofunda parceria com a Coreia do Sul no ensino técnico

Timor-Leste reforçou a cooperação com a República da...

0