Comissão Europeia multa X em 120 milhões por violar regras digitais da UE

A Comissão Europeia aplicou uma multa de 120 milhões de euros à rede social X, de Elon Musk, por incumprimento da Lei dos Serviços Digitais. Esta é a primeira grande sanção ao abrigo do novo regulamento.

Segundo Bruxelas, o sistema de verificação pago — o “visto azul” — pode induzir os utilizadores em erro quanto à identidade das contas e facilitar a ação de bots.
A Comissão concluiu também que a plataforma falhou na transparência da publicidade, não garantindo um registo claro dos anunciantes nem explicando os critérios de direcionamento dos anúncios.

O X não forneceu ainda dados obrigatórios a investigadores europeus, como métricas de visualizações e gostos, o que agravou a penalização. A coima, porém, fica muito aquém do máximo possível: 6% do volume de negócios global da empresa.

A plataforma deverá contestar a decisão, enquanto permanecem abertas outras investigações relacionadas com a remoção de conteúdos ilegais e com o funcionamento dos algoritmos de recomendação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Meta lança subscrições pagas para reforçar aposta na inteligência artificial

A Meta anunciou novos planos de subscrição pagos...

0

Conferência sobre tratado nuclear termina sem consenso e reacende receios de nova corrida ao armamento

A 11.ª Conferência de Revisão do Tratado de...

0

Grécia enfrenta atraso no acesso a novos medicamentos inovadores

Apenas um em cada cinco novos medicamentos aprovados...

0