EDP investigada em Espanha por apagão, mas nega responsabilidade

A EDP está a ser investigada pelas autoridades de Espanha no âmbito do apagão registado em abril de 2025, mas a empresa portuguesa rejeita qualquer responsabilidade no incidente.

A investigação, conduzida pela Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência, inclui oito novos processos contra várias empresas do setor energético, entre elas a EDP, a Iberdrola e a Naturgy.

O caso envolve a central térmica de Soto de Ribera, nas Astúrias, mas a EDP garante que a infraestrutura não estava programada para operar no momento do apagão, funcionando apenas como instalação de reserva do sistema elétrico.

Segundo o regulador espanhol, foram identificados indícios de incumprimento que podem ter afetado o funcionamento do sistema elétrico, embora sublinhe que as investigações não atribuem, para já, a origem do apagão a nenhuma empresa específica.

A EDP insiste que não existe qualquer ligação entre a sua operação e a falha energética, enquanto a investigação prossegue para apurar responsabilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Reino Unido junta voos e flexibiliza “slots” para poupar combustível, com críticas aos direitos dos passageiros

As companhias aéreas no Reino Unido vão poder...

0

Áustria expulsa diplomatas russos por suspeitas de espionagem com antenas em Viena

A Áustria expulsou três funcionários da embaixada da...

0

Reino Unido: Crianças contornam verificações de idade online com métodos criativos, revela estudo

Um terço das crianças no Reino Unido terá...

0