Espanha desmantela rede internacional de tráfico ilegal de resíduos plásticos

A Guarda Civil espanhola desmantelou uma rede criminosa envolvida no tráfico ilegal de mais de 41 mil toneladas de resíduos plásticos, numa operação que decorreu em Espanha, França e Portugal. Cinco pessoas foram detidas e outras 15 estão a ser investigadas.

A investigação começou no final de 2022, após a descoberta de uma lixeira ilegal na zona de Bierzo, província de Leão.
As autoridades apuraram que os resíduos, maioritariamente plásticos provenientes da atividade agrícola em França e Portugal, eram transportados por camiões portugueses para aterros clandestinos em Bierzo, La Bañeza e Alberic, na Comunidade Valenciana.

Segundo a Guarda Civil, cerca de 18.800 toneladas foram transferidas ilegalmente para território espanhol. Destas, mais de 22.700 toneladas foram posteriormente enviadas para países terceiros como Índia, Vietname, Malásia, Tailândia, Paquistão, Brasil, Marrocos e Emirados Árabes Unidos.

A operação incluiu buscas em empresas e residências na província de Almeria, onde foram apreendidos documentos.

A investigação está a cargo do Serviço de Proteção da Natureza (Seprona) e decorre sob a direção do Tribunal de Instrução n.º 1 de Ponferrada e da Procuradoria do Ambiente e Urbanismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Pedidos de asilo na UE caem 22% em maio

Os pedidos de asilo na União Europeia diminuíram...

0

Itália: Coliseu de Roma prolonga visitas noturnas para escapar ao calor

O Coliseu de Roma passou a abrir até...

0

Rússia aprova lei que permite restringir direitos de cidadãos no estrangeiro

Uma nova lei russa permite impor um conjunto...

0