Espanha: Desmantelada rede que traficava migrantes marroquinos via Roménia

As autoridades espanholas anunciaram ontem o desmantelamento de uma organização criminosa dedicada ao tráfico de migrantes marroquinos para Espanha e outros países da União Europeia.
O grupo operava a partir do sul de Espanha e utilizava a Roménia como ponto de entrada no espaço europeu.

Segundo a Guarda Civil, a organização cobrava cerca de 3.000 euros por pessoa e realizava o transporte dos migrantes de avião até à Roménia. A partir daí, os indivíduos seguiam por via terrestre, em carrinhas ou camiões, atravessando vários países até chegarem a território espanhol.

A investigação revelou que, ao longo de dois anos, foram feitas mais de 50 viagens, com grupos entre 20 a 50 migrantes em cada deslocação.

Quatro pessoas foram detidas na cidade de Cartagena, na região de Múrcia, suspeitas de integrarem a rede criminosa.

O centro logístico da operação estaria sediado na Roménia, onde o líder da organização coordenava as rotas e estabelecia os pagamentos, mantendo ligação com cúmplices em Marrocos e Espanha. Para evitar a deteção, os suspeitos recorriam a rotas menos vigiadas e veículos de transporte disfarçados.

A operação foi realizada com o apoio da Europol e da Frontex, no âmbito de uma ação conjunta de combate ao tráfico de seres humanos no espaço europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

FMI e Ucrânia alcançam acordo para novo programa de 8,1 mil milhões de dólares

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou ter chegado...

0

Portugal terá a oitava idade da reforma mais elevada da OCDE, fixada nos 68 anos

Portugal deverá passar a ter idade da reforma...

0

França: Louvre aumenta em 45% o preço dos bilhetes para visitantes de fora da UE

O Museu do Louvre vai aumentar em 45%...

0