Espanha: OCDE alerta que alterações climáticas são ameaça crescente à economia

A economia espanhola tem mostrado uma recuperação sólida após a pandemia, com crescimento acima da média europeia impulsionado pelo turismo e pelos fundos de recuperação. Porém, um novo relatório da OCDE adverte que o país está entre os mais vulneráveis às alterações climáticas na Europa, enfrentando perdas humanas e económicas cada vez maiores.

Segundo o estudo, Espanha já registou 12,2 mil milhões de euros em prejuízos causados por fenómenos extremos em 2025, valor que poderá quase triplicar até 2029.
A organização identifica secas prolongadas, cheias repentinas, ondas de calor e incêndios florestais como riscos que ameaçam o crescimento, a saúde pública e o ambiente.

Os incêndios florestais avançaram de forma alarmante: mais de 380 mil hectares arderam este ano, quase cinco vezes a média anual. Cientistas apontam que as condições de calor e secura que favorecem grandes fogos são hoje muito mais frequentes devido ao aquecimento global.

Apesar de progressos importantes no setor elétrico — com solar e eólica a fornecerem mais de metade da produção anual — a OCDE alerta que a procura de eletricidade aumentará 40% até 2030, exigindo reforço das redes, interligações e armazenamento. O transporte mantém-se como um dos maiores desafios, responsável por um terço das emissões espanholas.

O relatório conclui que Espanha precisa de acelerar políticas de adaptação e mitigação climática para proteger a sua economia e reduzir o impacto crescente dos fenómenos extremos.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

UE acusa Temu de dificultar inspeção na Irlanda

A Comissão Europeia acusou a Temu de não...

0

Euribor sobe nos três prazos e fecha julho em alta

A Euribor voltou a subir esta sexta-feira nos...

0

Opositor chadiano acusa Europa de manter abordagem arcaica em relação aos africanos

Privado da nacionalidade chadiana em 17 de setembro...

0