O Governo espanhol anunciou um pacote de medidas fiscais para mitigar os efeitos económicos da crise internacional provocada pela guerra no Irão, incluindo a redução do IVA sobre gasolina, gasóleo, eletricidade e gás de 21% para 10%.
Além da descida do IVA, o plano do Executivo liderado por Pedro Sánchez prevê:
- Eliminação do imposto especial sobre hidrocarbonetos, podendo reduzir entre 30 e 40 cêntimos por litro o preço final da gasolina e do gasóleo;
- Supressão do imposto especial sobre a eletricidade (5%) e redução do imposto sobre a produção elétrica;
- Reforço do apoio social, incluindo aumento dos descontos do bónus social de eletricidade e proibição de cortes de fornecimento a consumidores vulneráveis;
- Proibição de despedimentos em empresas que recebam apoios públicos;
- Apoio aos setores mais afetados pela crise, como pecuária, pesca, transportes e indústria eletrointensiva.
O pacote será aprovado numa reunião extraordinária do Conselho de Ministros e deverá seguir para votação no Congresso dos Deputados nos próximos dias.