Falsos alertas de dados expostos aumentam com uso de IA

Os cibercriminosos estão a recorrer à inteligência artificial para criar falsos e-mails de violação de dados cada vez mais credíveis, alertou a empresa de cibersegurança ESET. As mensagens imitam notificações oficiais de bancos, plataformas digitais e redes sociais para induzir utilizadores a clicar em links fraudulentos e entregar credenciais.

Segundo a ESET, os esquemas seguem duas estratégias principais: inventar ataques inexistentes ou aproveitar violações reais para enviar mensagens falsas enquanto os clientes aguardam comunicações oficiais.

A utilização de IA generativa tornou os e-mails mais difíceis de identificar, com linguagem correta, aparência profissional e tom de urgência convincente.

Entre os sinais de alerta estão pedidos de ação imediata, remetentes com domínios suspeitos, mensagens demasiado genéricas e links diretos para páginas de login.

Especialistas recomendam alterar imediatamente palavras-passe comprometidas, ativar autenticação multifator, contactar o banco em caso de dados financeiros expostos e realizar uma verificação de segurança no dispositivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Lisboa: “Brasil Investment Summit” debate oportunidades económicas entre Brasil, Portugal e Mercosul

Imagem: Foto: Centro Cultural de Belém/Visit Portugal/divulgação A...

0

União Europeia reforça direito de voto e candidatura de cidadãos residentes noutros Estados-Membros

O Conselho da União Europeia alterou novas regras...

0

Cazaquistão acelera digitalização do Estado com apoio da IA

O Cazaquistão está a reforçar a digitalização dos...

0