França avança que pode reconhecer Estado palestiniano em junho

O Presidente francês, Emmanuel Macron, partilhou que o seu país pode reconhecer um Estado palestiniano em junho, durante uma conferência que copresidirá com a Arábia Saudita na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

“Devemos caminhar para o reconhecimento [do Estado palestiniano] e é assim que avançaremos nos próximos meses”, disse Macron em entrevista no programa “C’est à vous”, da France 5, após o regresso do Egito.

Em reação a estas declarações, o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Gideon Saar, afirmou que se o Governo francês reconhecer a Palestina como Estado estará a favorecer o terrorismo.

“Um ‘reconhecimento unilateral’ de um Estado palestiniano fictício, por parte de qualquer país, que na realidade todos conhecemos, seria um prémio para o terrorismo e um impulso para o [movimento islamita palestiniano] Hamas”, escreveu Saar na rede social X, tendo acrescentado que “este tipo de ações não trará a paz, a segurança ou a estabilidade na nossa região; pelo contrário: só as vão afastar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

UE inclui empresas do setor petrolífero chinês em pacote de sanções

O 19.º pacote de sanções da União Europeia...

0

Cabo Verde e UE realizam reunião anual da Comissão Mista das Pescas

Cabo Verde e a União Europeia (UE) realizam...

0

Consórcio europeu cria plataforma para facilitar a integração de migrantes e refugiados

Chama-se KITE e pretende ser um quebra-gelo cultural...

0