Islândia anuncia referendo sobre adesão à União Europeia

A Islândia realizará nos próximos meses um referendo para decidir sobre a retomada das negociações de adesão à União Europeia (UE), anunciou a primeira-ministra Kristrun Frostadottir, durante visita à Polónia.

Reykjavik havia interrompido as negociações em 2013, mas o aumento do custo de vida e a guerra na Ucrânia reacenderam o interesse do país em ingressar no bloco europeu. As declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a possível anexação da Groenlândia também reforçaram a urgência da questão.

“Nos próximos meses, realizaremos um referendo sobre a abertura das negociações de adesão da Islândia à UE”, declarou Frostadottir em coletiva com o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk.

O governo islandês, de centro-esquerda, assumido em 2024, busca com a medida “abrir oportunidades e fortalecer a integração com a Europa”. A Islândia já faz parte do Mercado Comum Europeu, do Espaço Schengen, da Associação Europeia de Livre Comércio e da OTAN.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Comissão Europeia prepara reforma do processo de alargamento da UE

A Comissão Europeia está a preparar propostas para...

0

Ações da EasyJet disparam após avanço de proposta de aquisição

As ações da companhia aérea britânica easyJet valorizaram...

0

Incêndios e calor extremo colocam sul da Europa em alerta

A vaga de calor que afeta o sul...

0