Islândia anuncia referendo sobre adesão à União Europeia

A Islândia realizará nos próximos meses um referendo para decidir sobre a retomada das negociações de adesão à União Europeia (UE), anunciou a primeira-ministra Kristrun Frostadottir, durante visita à Polónia.

Reykjavik havia interrompido as negociações em 2013, mas o aumento do custo de vida e a guerra na Ucrânia reacenderam o interesse do país em ingressar no bloco europeu. As declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a possível anexação da Groenlândia também reforçaram a urgência da questão.

“Nos próximos meses, realizaremos um referendo sobre a abertura das negociações de adesão da Islândia à UE”, declarou Frostadottir em coletiva com o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk.

O governo islandês, de centro-esquerda, assumido em 2024, busca com a medida “abrir oportunidades e fortalecer a integração com a Europa”. A Islândia já faz parte do Mercado Comum Europeu, do Espaço Schengen, da Associação Europeia de Livre Comércio e da OTAN.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

EUA adiam viagem de JD Vance para negociações de paz com o Irão

A Casa Branca anunciou que, devido a problemas...

0

UE lança ofensiva contra tráfico de droga após mais de 7.600 mortes por ano

A União Europeia está a reforçar a resposta...

0

UE reforça direitos dos passageiros de avião com novas regras para atrasos e cancelamentos

A União Europeia chegou a um acordo para...

0