Itália: Justiça italiana autoriza extradição de Carla Zambelli para o Brasil

A Justiça da Itália autorizou a extradição da ex-deputada brasileira Carla Zambelli, condenada duas vezes pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As penas somam cerca de 15 anos de prisão.

A decisão foi tomada por uma Corte de Apelação italiana, mas ainda cabe recurso à Corte de Cassação. Mesmo que a decisão seja confirmada, a extradição depende também da aprovação do ministro da Justiça italiano, que terá até 45 dias para decidir.

Zambelli está presa na Itália desde julho do ano passado, após deixar o Brasil quando foi condenada por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Posteriormente, recebeu nova condenação por porte ilegal de arma e constrangimento com arma de fogo, num caso ocorrido na véspera das eleições de 2022.

A defesa afirma que a ex-deputada é alvo de perseguição política e judicial. Já a Justiça italiana negou pedidos para que ela aguardasse o processo em liberdade, alegando risco de fuga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Procura da China impulsiona exportações de algodão e leva a recorde em março

O Brasil registou um novo máximo histórico nas...

0

Alemanha: Exército alemão passa a desenvolver os seus próprios drones em exercícios militares

As Forças Armadas da Alemanha estão a mudar...

0

Choque energético coloca Europa sob pressão e aumenta incerteza económica, alerta BCE

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde,...

0