A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, defendeu que a União Europeia deve assumir maior responsabilidade pela sua própria defesa, afirmando que a dependência prolongada dos Estados Unidos teve um custo político. O apelo foi feito no evento anual do partido Fratelli d’Italia, realizado em Roma.
No discurso, Meloni sublinhou que a segurança europeia foi durante décadas “terceirizada” para Washington e que a liberdade implica escolhas e investimento próprios. Defendeu ainda uma capacidade de defesa europeia mais forte, em diálogo com os EUA, mas numa relação “entre iguais”.
A chefe do governo aproveitou o palco para atacar a oposição e os sindicatos, elencando o que considera serem os sucessos do executivo, e afirmou estar confiante na continuidade da coligação de centro-direita até às eleições de 2027.
O evento contou com o apoio público dos parceiros de governo, incluindo Antonio Tajani e Matteo Salvini.
O evento de Atreju reuniu também líderes conservadores europeus, que defenderam uma alternativa política à atual maioria no Parlamento Europeu, apontando Meloni como figura central de uma nova frente de direita no espaço comunitário.