Itália rejeita reforma judicial de Meloni em referendo

Giorgia Meloni sofreu um revés político significativo com a derrota de seu projeto de reforma judicial, rejeitado por 54,02% dos eleitores, segundo dados do Ministério do Interior. O “sim” à reforma obteve 45,98% dos votos.

A reforma, aprovada em outubro de 2025 pelo Parlamento, mas sem alcançar a maioria qualificada, previa a separação das carreiras de juízes e promotores e a divisão do Conselho Superior da Magistratura, incluindo a introdução de sorteios na escolha de seus membros.

Líderes da oposição celebraram o resultado. Giuseppe Conte declarou que a votação representou uma “vitória clara e retumbante do ‘não’”, enquanto a secretária do Partido Democrático, Elly Schlein, anunciou pronunciamento ainda nesta segunda-feira.

Meloni manteve que cumprirá seu mandato até 2027, desvinculando seu futuro político do resultado, mas a oposição interpreta o plebiscito como um sinal de insatisfação popular com sua gestão desde que chegou ao poder em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Europa atrasa-se na regulação dos drones e pode perder vantagem tecnológica

A Europa está a ficar para trás no...

0

António Costa visita esta semana os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Qatar

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, inicia...

0

Merz lidera lista dos governantes mais impopulares em sondagem internacional

O chanceler alemão Friedrich Merz surge como o...

0