Macron entre reforço da defesa e crise orçamental

O presidente francês, Emmanuel Macron, pretende aumentar o investimento em defesa de 2% para 3,5% do PIB, o que exigiria mais 30 mil milhões de euros anuais. No entanto, enfrenta um défice elevado e a necessidade de cortar 30 mil milhões de euros na despesa pública e aumentar impostos em 20 mil milhões para equilibrar as contas.

O plano insere-se no esforço para fortalecer a segurança europeia, impulsionado pelo novo fundo de defesa da Comissão Europeia, face à crescente incerteza sobre o compromisso dos EUA com a NATO e a Ucrânia.

A proposta gera divisões no parlamento.
Marine Le Pen rejeita uma estratégia de defesa europeia unificada e opõe-se ao envio de tropas para a Ucrânia, defendendo que França deve priorizar os seus interesses nacionais.

Já socialistas e verdes apoiam o reforço militar, mas opõem-se a medidas que penalizem os cidadãos, sugerindo, em alternativa, a taxação de grandes empresas e o combate aos paraísos fiscais na UE.
A esquerda radical (LFI) questiona a dependência da Europa dos EUA e propõe um imposto sobre multimilionários, que poderia gerar 25 mil milhões de euros para financiar o setor.

Um relatório recente revelou que 64% das importações de armamento da Europa vêm dos EUA, reforçando preocupações sobre a soberania militar da União Europeia. Enquanto o governo procura soluções, o desafio será equilibrar segurança e estabilidade orçamental sem comprometer o crescimento económico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

UE renova sanções à Rússia após Hungria retirar veto

UE renova sanções à Rússia após Hungria retirar veto

A União Europeia conseguiu, esta sexta-feira, renovar as sanções contra mais de 2.400 indivíduos e entidades russas, após dias de…
Ministro da Economia aplaude escolha de Portugal para produzir novo carro elétrico da Volkswagen

Ministro da Economia aplaude escolha de Portugal para produzir novo carro elétrico da Volkswagen

A Volkswagen Autoeuropa foi a fábrica escolhida para produzir o novo carro elétrico da Volkswagen, o modelo ID.EVERY1, um investimento…
Putin admite cessar-fogo proposto pelos EUA mas impõe condições

Putin admite cessar-fogo proposto pelos EUA mas impõe condições

O presidente russo, Vladimir Putin, manifestou dúvidas sobre a proposta de cessar-fogo de 30 dias, questionando as suas possíveis consequências…
Revista de Imprensa Lusófona de 14 de março de 2025

Revista de Imprensa Lusófona de 14 de março de 2025

“Timor-Leste e Austrália discutem cooperação em cibersegurança” e “Governo lança campanha nacional sobre processo de adesão à ASEAN” são dois…