Emmanuel Macron anunciou a intenção de convocar, nas próximas semanas, uma reunião do G7 dedicada à energia, num contexto de forte subida dos preços dos combustíveis e de crescente preocupação com a segurança europeia.
O presidente francês considera que a natureza das ameaças russas está a mudar e defende um plano para proteger infraestruturas críticas de possíveis ataques híbridos. Macron apontou como exemplo o incidente com um drone carregado de explosivos no aeroporto de Leipzig e afirmou que a Europa não deve deixar-se intimidar.
Na reunião confidencial com responsáveis políticos franceses, Macron abordou também o aumento dos preços dos combustíveis. Segundo o chefe de Estado, os bloqueios nos estreitos de Ormuz e Bab-el-Mandeb estão a afetar diretamente os mercados energéticos e a vida quotidiana dos cidadãos.
A reunião do G7 deverá procurar melhorar a coordenação entre os países sobre as reservas de energia e encontrar formas de responder à instabilidade dos mercados.