Nova estirpe de gripe espalha-se mais cedo na Europa, alertam autoridades

Uma nova estirpe de gripe está a circular mais cedo do que o habitual na Europa, levando as autoridades de saúde a anteciparem uma época gripal mais dura este inverno. Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), a variante K do vírus influenza A (H3N2) está a impulsionar o aumento dos casos, detetados três a quatro semanas antes do padrão dos últimos anos.

A mesma estirpe já está a provocar uma época precoce no Reino Unido, aumentando as preocupações sobre a sua possível intensidade no continente. Embora ainda não seja claro o grau de gravidade, o ECDC alerta que o impacto poderá ser maior se o número de infeções subir e a adesão à vacinação se mantiver baixa.

A recomendação abrange sobretudo grupos de risco: idosos, grávidas, pessoas com doenças crónicas ou imunossupressão, profissionais de saúde e residentes em lares ou ambientes de vida comunitária.

As vacinas são atualizadas todos os anos para acompanhar a evolução do vírus, e a estirpe H3N2 já está incluída na fórmula atual. No entanto, a sub-estirpe K apresenta diferenças que tornam incerta a eficácia total da vacina — ainda assim, a vacinação continua a ser considerada uma das melhores formas de reduzir casos graves e aliviar a pressão hospitalar.

O ECDC recomenda ainda que lares e clínicas reforcem medidas de prevenção, incluindo o uso de máscara por colaboradores e visitantes quando a circulação viral aumentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

União Europeia aplica multa de 200 milhões de euros à Temu por violação da Lei dos Serviços Digitais

A Comissão Europeia aplicou uma multa de 200...

0

União Europeia aprova voto por procuração para eurodeputadas grávidas e mães recentes

O Conselho da União Europeia deu na passada...

0

Lisboa: “Brasil Investment Summit” debate oportunidades económicas entre Brasil, Portugal e Mercosul

Imagem: Foto: Centro Cultural de Belém/Visit Portugal/divulgação A...

0